UVB NB (narrow band) – Fototerapia

Exame moderno e detalhado para analisar…
27 de junho de 2019
Exibir tudo

UVB NB (narrow band) – Fototerapia

A fototerapia é um tipo de tratamento que utiliza exposições da pele à radiação ultravioleta de forma controlada e sequencial, para promover regressão ou controle de diversas dermatoses. Pode ser utilizada de forma isolada ou associada a outras medicações tópicas e/ou sistêmicas.

Neste tratamento, é utilizado uma máquina que possui lâmpadas especiais emissoras de radiação do tipo B (UVB).

A exposição é rápida e indolor. A frequência é fundamental, o paciente deve comparecer à clínica de 2 a 3 vezes por semana.

As doenças que mais frequentemente demandam o uso de fototerapia são: psoríase, vitiligo e dermatite atópica.

Porém, em outras dermatoses a fototerapia também pode ser muito útil como: hipomelanose idiopática progressiva, líquen plano, eczemas crônicos, pitiríase rósea, pitiríase liquenóide crônica, dentre outras.

Novamente, é importante ressaltar que o melhor resultado depende do comparecimento regular do paciente à clínica e de acompanhamento médico criterioso.

A fototerapia do tipo UVB NB pode ser realizada em pacientes gestantes, lactantes, com alterações hepáticas e em crianças, pois, na maioria das vezes, não há necessidade do uso de medicamento antes das sessões, apenas a exposição da pele à luz.


NO VITILIGO:

A fototerapia é uma opção muito útil no tratamento desta doença, já demonstrada em estudos.

Neste caso, a luz emitida tem ação anti-inflamatória, estimula a produção de melanina e contribui para a repigmentação das manchas.

Quanto mais precoce o tratamento, melhor a resposta. A avaliação individualizada é fundamental para orientação do tratamento a ser indicado em cada caso.


NA PSORÍASE:

Esta é uma das principais doenças com indicação de fototerapia em todas as formas clínicas. O melhor resultado tem sido verificado nos casos de psoríase em placas generalizadas.

O tratamento é indicado quando o paciente não apresenta resultados apenas com tratamento tópico ou em formas moderadas a graves, podendo ser associada a outros tratamentos tópicos e/ou sistêmicos de acordo com quadro clínico.

É importante o acompanhamento com médico para a indicação do melhor tratamento de forma globalizada.

DERMATITE  ATÓPICA:

O UVB narrowband é o tratamento poupador de corticoide tendo indicação na dermatite atópica.

Há estudos que demonstram a eficácia de UVB narrowband também na dermatite atópica infantil.

A dermatite é uma doença que se caracteriza principalmente pela inflamação com presença de prurido, causando, por vezes, dor e muito incômodo aos pacientes.

As sessões de fototerapia agem diretamente na área da dermatite e tem ação anti-inflamatória.

O tratamento é bem tranquilo e pode ser feito em crianças, adultos e idosos.

Para saber mais sobre esta técnica, valores ou agendar sua sessão entre em contato com a Clínica do Dr Rogério Angelucci!

Dr. Rogerio Angelucci
Dr. Rogerio Angelucci
Dermatologista - CRM 125.156/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *