A Cirurgia Dermatológica abrange procedimentos realizados na pele, no couro cabeludo e nas unhas, pouco invasivos, que exigem pouco tempo de recuperação.

BLEFAROPLASTIA

Procedimento para correção do excesso de pele sobre as pálpebras.

A cirurgia torna as pálpebras mais planas e lisas, contribuindo para um aspecto facial mais alegre e descansado.

Este procedimento requer anestesia local e o paciente pode ir para casa no mesmo dia. O tempo de recuperação é de aproximadamente 5 dias.

CÂNCER DE PELE

Após a identificação de um câncer de pele, a retirada da lesão é fundamental.

Existem alguns tipos diferentes de câncer de pele e, nos casos menos graves da doença, são grandes as chances de remoção total das células malígnas, porém o tratamento precisa ser precoce para aumentar as chances de cura.

CISTOS

A remoção de um cisto exige a realização de um  procedimento cirúrgico, no qual uma incisão é feita pelo médico para possibilitar a retirada do material, incluindo a cápsula (que é como uma bexiga recobrindo o conteúdo). Dependendo do tamanho e da localização do cisto, o procedimento é rápido, com anestesia local e deixa pequena cicatriz.

PINTAS (nevus)

As pintas são caracterizadas por manchas ou pequenas elevações na pele, de coloração que pode variar entre castanho claro e escuro. A maioria das pintas surge devido a exposição solar e possuem formato regular.
Manifestam-se em qualquer idade.

Algumas pintas merecem atenção redobrada, seja porque apresentam algum tipo de alteração ou algum trauma, seja porque o paciente encontra-se dentro de um grupo mais suscetível a apresentar câncer de pele (exemplos:
pele, olhos e cabelos claros; histórico familiar).

Havendo suspeita, o médico dermatologista fará a avaliação e, sendo necessário, a remoção da pinta para um diagnóstico mais preciso (biópsia).

A remoção de pintas sem características malignas também é bastante frequente, caso em que o procedimento é puramente estético.

QUELÓIDES

Os quelóides nada mais são que um crescimento anormal do tecido cicatricial, que se forma no local de um corte, trauma ou cirurgia de pele. Trata-se de uma alteração benigna, que pode acometer mulheres e homens.

Pessoas com propensão à formação de quelóides precisam redobrar os cuidados, pois qualquer trauma pode ensejar o seu surgimento (exemplos: feridas, piercings, tatuagem, cesárea).

Há procedimentos que apresentam resultados satisfatórios, tais como a infiltração de medicamentos, lasers, criocirurgia e a remoção cirúrgica

CORREÇÃO DO LÓBULO DA ORELHA

Trata-se de procedimento que busca corrigir fissuras no lóbulo da orelha, que é a única parte do ouvido que não contém cartilagem, por isso é uma região muito delicada, passível de ser facilmente rasgada ou deformada.

As fissuras geralmente são causadas por uso inadequado de brincos, além de alergias aos metais dos brincos, traumas externos entre outros.

UNHA ENCRAVADA

O encravamento ocorre quando parte da unha penetra na pele que se encontra ao seu redor, tornando-se uma barreira ao crescimento normal da unha. Em outras palavras, como a unha é mais resistente que a pele, o seu crescimento não pára e, ao penetrar a pele, causa dor e inflamação.

As causas das unhas encravadas vão desde o corte incorreto, uso de sapato apertado, traumas e lesões, até fatores genéticos ou doenças como a micose.

Ao primeiro sinal de encravamento das unhas, procure um médico dermatologista. Cuidado com a manipulação inadequada, que podem agravar o problema.

A correção cirúrgica da unha encravada (matricectomia, cantoplastia ou onicoplastia) é um procedimento feito pelo médico dermatologista, com o intuito de solucionar o problema de forma definitiva.

VERRUGAS

Verrugas são proliferações benignas da pele, causadas pelo HPV, geralmente localizadas nas camadas mais superficiais de pele e mucosas. A transmissão ocorre por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados.

Existem alguns tipos de verrugas, sendo as mais comuns: vulgares, filiformes, planas, plantares (olho de peixe) e anogenitais.

As verrugas anogenitais são as mais preocupantes, pois podem provocar câncer. Hoje em dia, inclusive, há vacinas preventivas indicadas para crianças (principalmente meninas), antes do início da vida sexual.

Manipulação, remédios e soluções caseiras são contraindicados.

Cada tipo de verruga demanda tratamento diferenciado e específico, a ser orientado pelo médico dermatologista.

A Crioterapia é um dos procedimentos mais eficazes para a eliminação da doença.

XANTELASMA 

A chamada cirurgia de xantelasma consiste na remoção de bolsas de gordura sobre as pálpebras.

É um procedimento feito sob anestesia local e o paciente pode ir para casa no mesmo dia. No entanto, o tempo de recuperação é de, aproximadamente, 2 dias.

A Dermatologia Cirúrgica cuida também:

Acrocórdon | Fibroma mole | Lipomas | Dermatose papulosa nigra | Ceratose/Queratose Actínica | Ceratose/Queratose Seborreica
Entre vários outros procedimentos dermatológicos.