Com os nossos bebês, todo o cuidado é pouco. As crianças e os bebês tem a pele mais sensível e requerem cuidados especiais. É muito importante a orientação do dermatologista quanto ao uso dos protetores solares mais adequados, dos sabonetes, hidratantes e outros produtos para que não irritem a pele da criança e não sejam absorvidos pelo organismo.

DERMATITE ATÓPICA

A dermatite atópica é uma doença crônica que causa inflamação na pele, provocando manchas avermelhadas que coçam, descamam e umedecem. Também conhecida como eczema atópica, é bastante comum em crianças e precisa ser tratada com cuidado.

DERMATITE DAS FRALDAS

A dermatite das fraldas ou assadura é uma inflamação da pele, que ocorre, geralmente, devido ao contato prolongado da pele sensível do bebê com urina e/ou fezes.

Quando a pele fica exposta à umidade, fica fragilizada e mais suscetível a lesões físicas, químicas ou mecânicas. A pele úmida favorece a absorção de substâncias potencialmente irritantes contribuindo para a proliferação de bactérias e fungos, por isso as assaduras provocam uma sensação de queimação na pele e vermelhidão.

MOLUSCO CONTAGIOSO

Trata-se de uma infecção viral contagiosa, caracterizada pelo surgimento de pequenos nódulos na pele, que são, muitas vezes, confundidos com verrugas. Caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas pápulas da cor da pele, translúcidas e indolores, geralmente numerosas.

É muito frequente em crianças pequenas, pois estas não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido.

A Dermatologia Pediátrica cuida também:

Cuidados Com As Unhas | Escabiose | Impetigo (infecções bacterianas)  | Micoses (infecções por fungos)
Milária | Pediculose | Verrugas (infecções virais)Urticária | Nevus | Hemangiomas

Entre outras relacionada a pele, cabelo e unha.